Pular para o conteúdo principal

5 dicas para lidar com o estresse

    O estresse faz parte da vida. Não que seja uma visão pessimista, mas basta nascer para termos problemas para resolver! Diversos estressores aparecem e nos colocam num estado de desconforto, nos pedindo alguma ação para buscar uma solução ou, no mínimo, a busca por amenização. 

    Mas a problemática aqui é quando lidamos com esses estressores e por algum motivo não conseguimos resolver a situação, permanecendo o desconforto por médio ou longo prazo. É assim que se gera o desgaste ou o acúmulo do estresse. Costumo dizer que há situações estressoras que são como uma goteira no telhado em um dia de tempestade. Não há forma de consertar o telhado enquanto a chuva não passar, ficando assim como única alternativa achar um jeito de amenizar o problema: por um balde para juntar a água para que não molhe tudo. 

    Porém, não dá para deixar o balde encher e derramar. Precisamos esvaziá-lo de tempos em tempos.

    Assim é com essas situações estressoras que não conseguimos resolver de uma vez: temos que achar uma forma de ir lidando com o problema e de quando em quando, "esvaziar o nosso balde". Imagine uma balança: de um lado, as situações estressoras, do outro, o bem estar. Quando o lado do estresse está cheio, temos que acrescentar coisa na bandeja do bem estar. Esta é a regra básica!!!

Agora, algumas dicas de como buscar este equilíbrio nestes momentos: 

         Identifique e gerencie os gatilhos do estresse: identifique as situações, pensamentos ou eventos que desencadeiam o estresse. Tente evitar ou reduzir a exposição a esses gatilhos ou desenvolva estratégias para gerenciá-los de forma mais eficaz.


        Adote um estilo de vida saudável: uma alimentação equilibrada, exercícios regulares e sono adequado são essenciais para lidar com o estresse. Além disso, a prática de atividades relaxantes, como passeios na natureza, meditação ou massagem, pode ajudar a reduzir a tensão muscular e promover uma sensação de calma.


        Desenvolva habilidades de gerenciamento de tempo: muitas vezes, o estresse surge quando estamos sobrecarregados com muitas tarefas e prazos apertados. Aprender a gerenciar seu tempo de forma mais eficaz pode ajudar a reduzir a sensação de pressão e permitir que você se sinta mais organizado e produtivo.


        Conecte-se com outras pessoas: manter relacionamentos saudáveis ​​com amigos, familiares e colegas de trabalho pode ajudar a reduzir o estresse e fornecer apoio emocional. Falar sobre seus problemas com alguém de confiança pode ajudá-lo a processar seus sentimentos e obter uma nova perspectiva sobre as coisas.


        Priorize atividades prazerosas e de distração: reserve tempo para atividades que você gosta, como hobbies, leitura, ouvir música, passeios e viagens, etc... Enfim, tudo aquilo que você sabe que lhe agrada e lhe distrai dos problemas. 


Julio Cezar L. Steffanello

Psicólogo CRP07/17699

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como o estresse pode afetar minha saúde? (e muito cuidado com a Armadilha do Estresse!!!)

     O estresse pode afetar sua saúde de várias maneiras. Quando você está estressado, seu corpo libera hormônios, como o cortisol e a adrenalina , que preparam seu corpo para uma resposta de " luta ou fuga ". Embora essa resposta seja útil em situações de perigo iminente, o estresse emocional pode levar a problemas de saúde a longo prazo. Alguns exemplos incluem: - Problemas de saúde mental: o estresse emocional pode levar à ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental; - Problemas cardíacos: o estresse pode aumentar a pressão arterial, a frequência cardíaca e os níveis de colesterol, o que pode aumentar o risco de doenças cardíacas;  - problemas digestivos;  - Sistema imunológico: o estresse pode enfraquecer o sistema imunológico, tornando-o mais suscetível a resistentes e doenças; - Problemas de sono: o estresse pode afetar a qualidade do sono, levando a insônia, dificuldade para adormecer e acordar durante a noite; - Tensão e dores musculares e o...

O paciente depressivo e sua família - a necessidade da empatia

       A depressão é uma doença mental que pode afetar pessoas de todas as idades e grupos sociais. Ela é caracterizada por uma tristeza profunda, perda de interesse em coisas que antes eram prazerosas e mudanças no sono, apetite e concentração. Além disso, a pessoa pode ter pensamentos negativos sobre si mesma e o futuro.      A depressão pode ter um impacto significativo nas relações familiares. Quando alguém está deprimido, é comum que eles se afastem de sua família e amigos, o que pode levar a uma sensação de solidão e isolamento. Além disso, uma pessoa pode ter dificuldade em lidar com tarefas do dia a dia e no trabalho, o que pode resultar em problemas de comunicação e conflito com seus entes queridos.      A família tem um papel importante na recuperação de alguém que sofre de depressão. Eles podem ajudar a fornecer apoio emocional, motivado para procurar tratamento e incentivar hábitos saudáveis, como uma boa alimentação e ativid...